ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

22/Mar/2021

Futuros em alta com o dólar mais fraco ante Real

Os futuros de soja negociados na Bolsa de Chicago fecharam em alta na sexta-feira (19/03). Os ganhos foram sustentados pelo enfraquecimento do dólar ante o Real, que tende a desestimular as vendas externas brasileiras. O Brasil é o principal concorrente dos Estados Unidos no mercado de exportação de soja. Os preços também passaram por uma correção após terem recuado nas duas sessões anteriores e acumulado perda de 2,2% no período. O vencimento maio subiu 24,00 cents (1,72%) e fechou a US$ 14,16 por bushel. O desempenho do farelo de soja, que subiu mais de 2%, também deu suporte às cotações do grão.

O derivado, um dos principais ingredientes usados em ração animal, foi impulsionado pela recomposição do plantel de suínos na China. Segundo o Ministério da Agricultura da China, o estoque nacional de fêmeas ao fim de fevereiro era equivalente a 95% do volume verificado ao fim de 2017, antes de os surtos de peste suína africana (PSA) reduzirem significativamente o número de suínos no país. No entanto, há dúvidas sobre esse número, pois os preços de leitões na China estão quase 300 vezes acima dos níveis anteriores à doença. Traders também ajustaram posições antes do relatório de intenção de plantio que o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) publica no dia 31 de março.

No mês passado, durante o Fórum de Perspectivas Agrícolas, o USDA projetou uma área de soja de 36,42 milhões de hectares) neste ano, o que representa aumento de 2,79 milhões de hectares em relação ao ano passado. A Bolsa de Cereais de Buenos Aires informou que as chuvas dos últimos sete dias desaceleraram a piora da qualidade das lavouras de soja. Essa melhora da oferta hídrica é oportuna para a soja de segunda. No caso das lavouras implantadas mais cedo, as chuvas recentes não devem ter influência sobre a produtividade. A parcela da safra em condição boa ou excelente ficou inalterada em 6% na semana. Aparcela em condição regular ou ruim aumentou levemente, de 31% para 32%.