ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

19/Mar/2021

Futuros em baixa pressionados pelo óleo de soja

Os futuros de soja negociados na Bolsa de Chicago fecharam em baixa nesta quinta-feira (18/03). O mercado foi pressionado pelo desempenho do óleo de soja, que caiu quase 2%. O derivado, por sua vez, acompanhou o recuo de outros óleos vegetais, como o de palma e o de canola. Os futuros de canola no Canadá recuaram acentuadamente nesta semana, já que as tendências sazonais ficam negativas nos meses de primavera do Hemisfério Norte.

De agora até julho, há expectativa de aumento da produção de óleo de palma no Sudeste Asiático. O vencimento maio da soja em grão cedeu 25,50 cents (1,80%) e fechou a US$ 13,92 por bushel. A forte queda do petróleo, que faz com que refinarias nos Estados Unidos tenham menos incentivo para misturar biodiesel ao diesel, também pesou sobre os contratos de óleo de soja. O derivado é uma das principais matérias-primas usadas na fabricação do biocombustível.

Dados semanais de vendas externas dos Estados Unidos vieram mais próximos do piso das estimativas do mercado. Segundo o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), exportadores venderam 202.400 toneladas de soja da safra 2020/2021, já descontados os cancelamentos, na semana encerrada em 11 de março. O volume representa queda de 42% ante a semana anterior e de 31% em relação à média das quatro semanas anteriores.