ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

04/Mar/2021

Chicago em baixa à espera de dados sobre vendas

Os futuros de soja negociados na Bolsa de Chicago fecharam em leve baixa nesta quarta-feira (03/03). Traders não quiseram ficar muito comprados antes do relatório semanal de vendas externas do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), que será divulgado nesta quinta-feira (04/03). O relatório anterior mostrou que exportadores do país venderam 238.700 toneladas de soja na semana encerrada em 18 de fevereiro.

O vencimento maio da oleaginosa perdeu 5,00 cents (0,35%) e fechou a US$ 14,07 por bushel. Preocupações com a demanda chinesa mais à frente também pesaram sobre os contratos. O surgimento na China de novas variantes do vírus da peste suína africana (PSA), que são menos virulentas, mas mais transmissíveis e difíceis de detectar, pode atrapalhar a recomposição do plantel de suínos no país e afetar a demanda por grãos.

Embora a soja tenha recuado, o Itaú BBA afirmou que os preços devem continuar firmes nos próximos meses, refletindo a perspectiva de aperto dos estoques nos Estados Unidos. Isso sugere que os preços tendem a seguir sustentados para racionar a demanda e estimular o aumento da produção no próximo ano-safra. Apesar das chuvas que melhoraram a condição das lavouras em boa parte do Brasil, a safra da Argentina segue com alto nível de incerteza por causa do baixo volume de chuvas nas principais áreas de cultivo em fevereiro.