ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

20/Jan/2021

Futuros da soja recuam com embolsos de lucros

Os futuros de soja negociados na Bolsa de Chicago fecharam em baixa nesta terça-feira (19/01), apesar da boa demanda externa pelo grão produzido nos Estados Unidos. Traders continuaram embolsando lucros após os ganhos recentes e com a percepção de que fundos de investimento ainda estão muito comprados. Além disso, os preços mais altos também estão estimulando vendas por parte de produtores. A Archer Financial Services informou que até às 14h (de Brasília), fundos tinham vendido cerca de 15 mil lotes de soja. O vencimento março da oleaginosa recuou 31,00 cents (2,19%) e fechou a US$ 13,85 por bushel.

Levantamento publicado na sexta-feira (15/01) pela Comissão de Negociação de Futuros de Commodities (CFTC) mostrou que os fundos continuavam apostando fortemente na alta das cotações de soja na semana encerrada em 12 de janeiro, com um saldo comprado de mais de 150 mil lotes. O forte aumento da especulação de investidores, que vem exacerbando a alta dos preços de commodities agrícolas, parece insustentável. O desempenho do mercado foi de encontro à avaliação de que os preços precisam subir mais para racionar a demanda.

O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) anunciou mais uma venda avulsa para a China. De acordo com o USDA, exportadores relataram venda de 132 mil toneladas de soja para o país asiático, com entrega prevista para 2021/2022. As vendas para 2021/2022 vêm aumentando ultimamente, com temores de que a oferta continue apertada no próximo ano comercial e mantenha os preços elevados. Separadamente, o USDA informou que 2,06 milhões de toneladas de soja foram inspecionadas para exportação em portos norte-americanos na semana passada, aumento de 11,4% ante a semana anterior. Do total, 1,28 milhão de toneladas tinham como destino a China.