ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

18/Jan/2021

China faz importações recordes de soja em 2020

A China ultrapassou a marca de 100 milhões de toneladas de importação de soja em 2020, pela primeira vez em um ano civil (de 1º de janeiro a 31 de dezembro). Foram 100,33 milhões de toneladas, 13% a mais do que em 2019. É certo que as importações de dezembro caíram visivelmente no comparativo mensal e anual, para 7,5 milhões de toneladas; no entanto, os observadores do mercado atribuem isso a atrasos no envio dos produtos importados pela China.

No decorrer do ano passado, foram importadas dos Estados Unidos quantidades significativamente maiores na comparação com o ano anterior, que havia sido bastante afetado pela disputa comercial promovida pelo governo de Donald Trump. Foram 66% mais soja no período de janeiro a novembro do ano passado (estão sendo esperados os dados de dezembro). O aumento das compras chinesas de soja ocorreu por causa da recuperação do plantel de suínos no país, após o surto de peste suína africana (PSA) que havia dizimado rebanhos.

Os estoques de suínos na China estão crescendo rapidamente novamente e agora se recuperaram para aproximadamente o mesmo nível de antes da crise da peste suína africana. Além dos Estados Unidos, o Brasil também se beneficia do aumento das compras de soja por parte da China. Mais soja também foi importada novamente do principal fornecedor da China, o Brasil. Além disso, o Brasil também está entre os países beneficiados pelas compras de carne suína pela China, atrás de outros dois grandes exportadores dos produtos: União Europeia e Canadá. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.