ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

12/Jan/2021

Futuros têm leves baixas com ajuste de posições

Os futuros de soja negociados na Bolsa de Chicago fecharam em leve baixa nesta segunda-feira (11/01). Traders reduziram posições compradas antes do relatório mensal de oferta e demanda do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) que será divulgado nesta terça-feira (12/01). O movimento tem como objetivo minimizar perdas caso as estimativas do USDA venham acima das expectativas do mercado, já que fundos de investimento continuam bastante comprados em soja.

O vencimento março da oleaginosa recuou 2,25 cents (0,16%) e fechou a US$ 13,72 por bushel. O fortalecimento do dólar ante o Real, que tende a estimular as vendas externas brasileiras, também pesa sobre os contratos. O Brasil é o principal concorrente dos Estados Unidos no mercado de exportação de soja. Além disso, a expectativa é de clima mais úmido na América do Sul. Segundo a meteorologia, a previsão é de chuvas nas principais áreas de cultivo do Brasil nesta semana. Os maiores volumes são esperados em áreas centrais e do Norte do País, mas a Região Sul também deve ter chuvas.

Na Argentina, as precipitações devem voltar na sexta-feira (15/01). O USDA anunciou venda avulsa de 100 mil toneladas ou mais para a China pelo segundo dia seguido, após uma ausência de dois meses do país asiático. Exportadores relataram venda de 132 mil toneladas de soja para a China, com entrega prevista para 2020/2021. Separadamente, o USDA informou que 1,78 milhão de toneladas de soja foram inspecionadas para exportação em portos norte-americanos na semana passada, aumento de 1% ante a semana anterior.