ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

10/Dez/2020

RS: questão ambiental limita expansão da irrigação

Segundo a Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul), os produtores do Estados que vêm sofrendo com as secas não investem mais em irrigação por restrições ambientais. Os produtores da metade norte do Estado, mais afetados por secas, não fazem reserva de água para instalar sistemas de irrigação na propriedade porque, para barrar a água ou construir um açude, teriam de avançar em Áreas de Proteção Permanente (APP) e enfrentariam problemas para acessar crédito.

O produtor da metade norte sabe que não vai conseguir fazer reserva de água ou obter financiamento por não cumprir legislação ambiental. Os volumes de chuvas incidentes sobre o Estado não são pequenos, mas mal distribuídos. A entidade também ressaltou o trabalho no que diz respeito ao problema de deriva (má aplicação de produtos) de defensivos hormonais. Um grupo de trabalho criado junto à Secretaria de Agricultura do Rio Grande do Sul estabeleceu instruções normativas com orientações sobre a aplicação desses agroquímicos nos municípios onde foram relatados problemas de deriva.

A partir de junho de 2021, 100% dos municípios que aplicam defensivos hormonais contarão com regras de aplicação. A entidade vem acompanhando o Projeto de Lei (PL) 260, apresentado à Assembleia Legislativa do Estado e que busca alinhar a legislação estadual sobre registro de defensivos à legislação federal. A lei estadual é anterior à federal e ainda limita a aprovação de uso, no Estado, de produtos já autorizados na esfera federal. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.