ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

03/Dez/2020

Futuros recuam com clima mais favorável no Brasil

Os contratos futuros de soja fecharam em baixa nesta quarta-feira (02/12) na Bolsa de Chicago pela terceira sessão consecutiva. Vendas técnicas e o clima mais favorável na América do Sul pressionaram a commodity. O vencimento janeiro cedeu 9 cents (-0,77%), e fechou a US$ 11,53 por bushel. Segundo a meteorologia, chuvas esparsas caíram na Região Sul do Brasil nos últimos dias, o que trouxe alívio para as lavouras do Rio Grande do Sul ao Paraná. Entretanto, no Centro e Norte do País, o tempo permaneceu seco.

As chuvas para o restante da semana devem continuar concentradas na Região Sul, retornando às áreas do Centro e Norte brasileiros neste fim de semana e continuando até a semana que vem. O estresse é preocupante, mas provavelmente será breve, já que as chuvas podem ser significativas à medida que retornam a Mato Grosso e áreas adjacentes. Fundos seguem liquidando posições compradas, após o mercado ter ficado sobrecomprado nas últimas semanas. A Comissão de Negociação de Futuros de Commodities (CFTC) informou em seu levantamento semanal que o saldo comprado líquido diminuiu 2,3% na semana encerrada no dia 24 de novembro, passando de 208.774 para 203.810 lotes.

Outro fator que contribuiu para as perdas é a demanda externa ainda enfraquecida, com a ausência de reportes diários de vendas de mais de 100 mil toneladas de soja para a China. Enquanto isso, surgiram rumores de que a China estaria em busca de novas cargas de milho e trigo norte-americanos. O mercado aguarda o relatório semanal do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), que será publicado nesta quinta-feira (03/12), mas as exportações semanais de soja devem ser menores na comparação semanal devido ao feriado de Ação de Graças na semana passada.