ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

17/Nov/2020

Futuros de soja em alta com boas vendas dos EUA

Os futuros de soja negociados na Bolsa de Chicago fecharam em alta nesta segunda-feira (16/11), impulsionados pela percepção de demanda externa e interna aquecidas pelo grão dos Estados Unidos. O vencimento janeiro subiu 5,50 cents (0,48%) e fechou a US$ 11,53 por bushel. Relatório de inspeção para embarques no portos norte-americanos divulgado pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) apontou 2,24 milhões de toneladas de soja embarcadas na semana encerrada em 12 de novembro.

O volume ficou 45,5% acima de igual período de 2019, embora tenha caído 21,4% na comparação com a semana anterior. O destino mais popular foi a China, que receberá 1,7 milhão de toneladas. No acumulado da temporada, os Estados Unidos embarcaram 22,181 milhões de toneladas, 78,3% acima de igual período do ciclo anterior. A soja continua sendo a commodity mais forte enquanto o mercado analisa os balanços de oferta e demanda do USDA, que estão apertados, mas a demanda também deve estar sendo subestimada. Nesse cenário, o mercado provavelmente precisa alcançar níveis mais altos para desacelerar a demanda. Segundo a Associação Nacional dos Processadores de Oleaginosas (Nopa), a indústria norte-americana de soja processou 5,04 milhões de toneladas em outubro.

O volume ficou 14,7% acima dos 4,39 milhões de toneladas do mês anterior e superou em 5,6% os 4,77 milhões de toneladas de igual período do ano passado. A taxa diária de esmagamento da soja atingiu 162,74 mil toneladas por dia em outubro, um novo recorde. O recorde anterior era de 159,21 mil toneladas por dia) em março de 2020. O consumo doméstico ficou acima do que o esperado. O relatório reforça o sentimento de traders de forte procura por soja dos Estados Unidos, que pode enxugar ainda mais os já apertados estoques do país.