ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

27/Out/2020

Futuros da soja em alta com boas vendas dos EUA

Os futuros de soja negociados na Bolsa de Chicago fecharam em leve alta nesta segunda-feira (26/10), com sinais de boa demanda externa pelo grão norte-americano. O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) informou que exportadores relataram venda de 120.700 toneladas de soja para destinos não revelados.

Separadamente, o USDA informou que 2,66 milhões de toneladas de soja foram inspecionadas para exportação em portos norte-americanos na semana encerrada em 22 de outubro, alta de 14,95% ante a semana anterior. Do total, 2,02 milhões de toneladas tinham como destino a China. O vencimento janeiro da oleaginosa ganhou 2,50 cents (0,23%) e fechou a US$ 10,83 por bushel.

Os ganhos também foram sustentados pelo desempenho do óleo e do farelo de soja, que subiram 1,03% e 0,83%, respectivamente. Segundo o USDA, exportadores relataram venda de 135 mil toneladas de farelo de soja para as Filipinas. A alta foi limitada pelo avanço do plantio no Brasil. Apesar disso, ainda há atraso na comparação com o ano passado e a média de cinco anos.

O plantio avançou em Mato Grosso, Goiás e Mato Grosso do Sul, embora os três Estados ainda estejam atrasados em relação ao ano passado. Mas, com boas chuvas nos radares, espera-se que o ritmo das plantadeiras do Centro-Oeste aumente ainda mais nos próximos dias. A expectativa de que a colheita nos Estados Unidos esteja quase concluída também pesou sobre os contratos. Até o dia 18 de outubro, a colheita de soja estava em 75%, de acordo com o USDA.