ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

09/Out/2020

Biodiesel: Abiove favorável à redução na mistura

A Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) afirmou que a decisão de reduzir a mistura do biodiesel de 12% para 11% para o último bimestre do ano foi correta e condizente com as perspectivas de oferta de biodiesel e demanda de diesel para o período. A associação fez a ressalva de que a medida representa uma redução do tamanho do mercado de biodiesel para os meses de novembro e dezembro. Foi destacada a importância da transparência nas negociações para garantir o equilíbrio entre oferta e demanda pelo combustível em um momento de entressafra e exportações aquecidas de soja em grãos.

Nos últimos meses, os produtores de óleo e de biodiesel se ajustaram para manter o abastecimento durante o período de entressafra de soja, com aumento das importações de grãos e óleo. Essa movimentação permitiu que fossem ofertados 1,2 bilhão de litros, volume acima das expectativas para o L76 (76º leilão de biodiesel), que começará a ser realizado nesta sexta-feira (09/10). O setor tem informado o governo sobre as perspectivas de disponibilidade de biodiesel, eliminando as incertezas quanto ao abastecimento.

Na quarta-feira (07/10), a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) aprovou, em caráter excepcional e temporário, a redução da mistura para 11%, dos 12% obrigatórios, para os últimos dois meses do ano. A medida é necessária para dar continuidade ao abastecimento nacional, uma vez que a oferta de biodiesel para o período citado poderia não ser suficiente para atender à mistura de 12% ao diesel B, que vem sendo bastante consumido, apesar da atual situação de pandemia. Com isso, será retomado o 76º Leilão de biodiesel, a ser realizado em seis etapas a partir do dia 9 de outubro. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.