ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

07/Out/2020

Futuros de soja em alta com ajustes de posições

Os futuros de soja negociados na Bolsa de Chicago fecharam em alta expressiva nesta terça-feira (05/10). Traders ajustaram posições antes do relatório mensal de oferta e demanda do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), que será divulgado na sexta-feira (09/10). O vencimento novembro avançou 22,50 cents (2,20%) e fechou a US$ 10,44 por bushel. O clima seco no Brasil, que vem atrasando o plantio de soja, também deu suporte às cotações.

O atraso do plantio no Brasil pode resultar em maior demanda por soja norte-americana. O USDA informou que exportadores relataram venda de 154.400 toneladas de soja para destinos não revelados. A alta dos futuros de óleo de palma também influenciou os negócios. O óleo de palma da Malásia se valorizou em mais de 3,5%, em parte devido a um relatório que aponta que os preços do óleo de palma serão mais altos em meio à produção mais baixa com os efeitos do La Niña.

O óleo de palma é concorrente do óleo de soja em alimentação e na fabricação de biodiesel. O USDA informou, na segunda-feira (05/10), que 38% da safra de soja dos Estados Unidos tinha sido colhida até o dia 4 de outubro, avanço de 18% ante a semana anterior. O número é superior à média de cinco anos, de 28%. Embora isso não tenha mexido com os preços nesta terça-feira (06/10), o avanço dos trabalhos pode acabar pressionando o mercado mais à frente.