ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

06/Out/2020

Futuros estáveis com fundos apostando em altas

Os futuros de soja negociados na Bolsa de Chicago fecharam estáveis nesta segunda-feira (05/10). O vencimento novembro da oleaginosa ganhou 0,75 cent (0,07%) e fechou a US$ 10,21 por bushel. Dados mostrando que fundos de investimento continuam elevando suas apostas na alta das cotações mantiveram compradores retraídos, apesar do enfraquecimento do dólar ante o Real e do avanço do petróleo.

A queda da moeda norte-americana tende a desestimular as exportações brasileiras, enquanto a alta do petróleo faz com que refinarias nos Estados Unidos tenham mais incentivo para misturar biodiesel ao diesel. O óleo de soja, que subiu 2,84%, é uma das principais matérias-primas usadas na fabricação do biocombustível. Na sexta-feira (02/10), levantamento da Comissão de Negociação de Futuros de Commodities (CFTC) mostrou que a posição líquida comprada dos fundos aumentou 6,3% na semana encerrada em 29 de setembro, passando de 211.590 para 224.902 lotes.

A expectativa de avanço da colheita nos Estados Unidos também impediu a alta dos preços. O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) informou que 1,67 milhão de toneladas de soja foram inspecionadas para exportação em portos norte-americanos na semana encerrada em 1º de outubro, alta de 28,6% ante a semana anterior. Do total, cerca de 1,2 milhão de toneladas tinham como destino a China. O volume total foi de 1,55 milhão de toneladas.