ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

29/Set/2020

Futuros em baixa com avanço na colheita nos EUA

Os futuros de soja negociados na Bolsa de Chicago fecharam em baixa nesta segunda-feira (28/09), com a expectativa de avanço da colheita nos Estados Unidos. A produtividade tem sido um pouco melhor do que o esperado e, com o rápido avanço da colheita nos próximos dez dias, a pressão sobre os preços deve continuar. O vencimento novembro da oleaginosa recuou 6,25 cents (0,62%) e fechou a US$ 9,96 por bushel. A ausência de compras chinesas de mais de 100 mil toneladas pelo terceiro dia útil consecutivo também pesou sobre as cotações.

O USDA informou nesta segunda-feira (28/09) que exportadores relataram venda de 218.300 toneladas de soja, mas para destinos não revelados. Na quinta-feira (1º/10), tem início um feriado de uma semana na China, em comemoração ao dia nacional do país. Com a provável pausa de uma semana nas compras chinesas, aumentam as chances de uma queda dos preços na Bolsa de Chicago. Essa ausência da China também pode levar fundos de investimento a reduzir suas apostas na alta das cotações.

Levantamento da Comissão de Negociação de Futuros de Commodities (CFTC) publicado na sexta-feira (25/09) mostrou que o saldo comprado desses agentes aumentou 11,4% na semana encerrada em 22 de setembro, passando de 189.973 para 211.590 lotes. Dados de exportação dos Estados Unidos também influenciaram os negócios. Segundo o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), 1,21 milhão de toneladas de soja foram inspecionadas para exportação em portos norte-americanos na semana encerrada em 24 de setembro, queda de 12,2% ante a semana anterior e o menor volume desde o fim de agosto.