ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

24/Set/2020

Futuros em baixa por preocupações com Covid-19

Os futuros de soja negociados na Bolsa de Chicago fecharam em baixa nesta quarta-feira (23/09), apesar da contínua demanda chinesa pelo grão norte-americano. O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) informou que exportadores relataram, pelo 14º dia útil seguido, venda de mais de 100 mil toneladas de soja para a China. Foram vendidas 258 mil toneladas nesta quarta-feira (23/09), sendo 132 mil para o país asiático e 126 mil para destinos não revelados.

Nos 14 dias, as vendas para a China somaram 3,323 milhões de toneladas. O vencimento novembro recuou 5,25 cents (0,51%) e fechou a US$ 10,14 por bushel. Alguns fatores baixistas começam a chamar a atenção do mercado, como o ressurgimento dos casos de Covid-19 nos Estados Unidos e na Europa. As infecções estão se acelerando e as coisas vão piorar à medida que as temperaturas caírem. Há temores de que isso afete a recuperação econômica.

Destaca-se também a grande posição comprada de fundos de investimento, que está próxima dos picos registrados no passado. Seria necessário um forte problema climático para impulsionar ainda mais os preços. Há potencial de problemas na América do Sul, com a formação do La Niña, mas ainda é muito cedo para se preocupar. O fortalecimento do dólar ante o Real, que tende a estimular as vendas externas brasileiras, também pesou sobre as cotações.