ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

22/Set/2020

Futuros de soja caem com liquidação de posições

Os futuros de soja negociados na Bolsa de Chicago fecharam em baixa nesta segunda-feira (21/09). Fundos de investimento liquidaram posições compradas após dados terem mostrado que as apostas na alta dos preços alcançaram o maior nível desde março de 2018. De acordo com levantamento da Comissão de Negociação de Futuros de Commodities (CFTC), publicado na sexta-feira (18/09) após o fechamento do mercado, a posição líquida comprada dos fundos aumentou 10,9% na semana encerrada em 15 de setembro, passando de 171.268 para 189.973 lotes. Isso pode ter sinalizado para traders que era hora de vender contratos.

A notícia sobre o tamanho da posição comprada de fundos desencadeou algumas vendas. O vencimento novembro recuou 21,00 cents (2,01%) e fechou a US$ 10,22 por bushel. A soja está tecnicamente em tendência de alta, mas extremamente sobre comprada. A demanda chinesa, que vem impulsionando os preços da oleaginosa na Bolsa de Chicago nas últimas semanas, continua forte. O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) informou que exportadores relataram vendas de 435 mil toneladas de soja, sendo 132 mil para a China, 132 mil para o Paquistão e 171 mil para destinos não revelados.

Este foi o 12º dia útil seguido com anúncio de venda de mais de 100 mil toneladas para o país asiático. No período, o volume de soja vendido para a China totalizou 2,925 milhões de toneladas. Separadamente, o USDA informa que 1,31 milhão de toneladas de soja foram inspecionadas para exportação em portos norte-americanos na semana passada, queda de 19,4% ante a semana anterior. Os negócios também foram influenciados pelo desempenho do óleo de soja, que recuou mais de 2,5%. O derivado, por sua vez, acompanhou a queda do petróleo, que faz com que refinarias nos Estados Unidos tenham menos incentivo para misturar biodiesel ao diesel. O óleo de soja é uma das principais matérias-primas usadas na fabricação do biocombustível.