ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

17/Set/2020

Futuros avançam com vendas dos EUA para China

Os futuros de soja fecharam em alta nesta quarta-feira (16/09) na Bolsa de Chicago. Traders voltaram a se concentrar na demanda chinesa pelo grão norte-americano, após a correção na sessão anterior. O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) informou que exportadores relataram, pelo nono dia útil seguido, venda de mais de 100 mil toneladas de soja para a China. Foram 327 mil toneladas nesta quarta-feira (16/09), elevando o total em nove dias para 2,397 milhões de toneladas.

O vencimento novembro da oleaginosa avançou 19,75 cents (1,99%) e fechou a US$ 10,11 por bushel. A sequência de compras chinesas vem dando suporte aos preços, mas não se sabe quanto tempo isso vai durar. O mercado está lotado de posições especulativas compradas, num momento em que a colheita está começando. Se começarem a surgir relatos de que a safra de soja está melhor do que se esperava, os fundos podem liquidar parte dessas posições compradas.

O enfraquecimento do dólar ante o Real, que tende a desestimular as vendas externas brasileiras, contribuiu para os ganhos. O mercado também foi influenciado pelo desempenho do óleo de soja, que subiu mais de 2%. O derivado, por sua vez, acompanhou o avanço do petróleo, que faz com que refinarias nos Estados Unidos tenham mais incentivo para misturar biodiesel ao diesel. O óleo de soja é uma das principais matérias-primas usadas na fabricação do biocombustível.