ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

09/Set/2020

Futuros em alta com vendas dos EUA para China

Os futuros de soja negociados na Bolsa de Chicago fecharam em alta nesta terça-feira (08/09), refletindo a forte demanda chinesa pelo grão norte-americano. O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) informou que exportadores relataram vendas de 664 mil toneladas da oleaginosa para a China. Na sexta-feira (04/09), tinha sido relatada uma venda de 318 mil toneladas para o país asiático.

As importações chinesas de soja dos Estados Unidos devem crescer no quarto trimestre. A China já fez pedidos substanciais nas últimas semanas, principalmente para cumprir suas obrigações da primeira fase do acordo comercial com os Estados Unidos. O vencimento novembro da oleaginosa subiu 5,00 cents (0,52%) e fechou a US$ 9,73 por bushel. Dados publicados pelo USDA mostraram que 1,29 milhão de toneladas de soja foram inspecionadas para exportação em portos norte-americanos na semana encerrada em 3 de setembro, alta de 60,2% ante a semana anterior.

Traders também ajustaram posições antes do relatório mensal de oferta e demanda do USDA, que será divulgado na sexta-feira (11/09). Os ganhos foram limitados pelo fortalecimento do dólar ante o Real, que tende a estimular as vendas externas brasileiras. O Brasil é o principal concorrente dos Estados Unidos no mercado de exportação de soja e vem embarcando grandes volumes nos últimos meses. De acordo com a estimativa mais recente da Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec), o País deve exportar em setembro 4,191 milhões de toneladas de soja.