ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

28/Ago/2020

Exportações devem seguir em alta em 2020/2021

As exportações brasileiras de soja devem continuar aquecidas em 2021. Os embarques devem continuar fortalecidos, mas devem voltar para uma sazonalidade mais próxima da observada antes da guerra comercial entre China e Estados Unidos. O retorno à sazonalidade deve-se à perspectiva de que as exportações norte-americanas para a China na safra 2020/2021 atinjam nível similar ao observado antes dos atritos comerciais entre as duas potências. Quanto aos preços da nova safra brasileira 2020/2021, a projeção é de que as cotações continuem sustentadas, embora possa haver pressão inicial de oferta. Os preços da nova safra podem ceder um pouco, mas boas perspectivas para o consumo e exportações e comercialização adiantada devem continuar oferecendo suporte.

Cerca de 40% da safra brasileira de soja 2020/2021, a ser semeada a partir de setembro, já foi comercializada antecipadamente. A expectativa é de recorde de área plantada e de produção na temporada 2020/2021, com estimativa de safra acima de 130 milhões de toneladas. Além do fortalecimento das exportações e do potencial de recorde de produção, o consumo interno da oleaginosa também deve crescer com maior demanda do setor de carnes por farelo e do setor de biodiesel. O mercado interno enfrenta dificuldade de encontrar soja disponível no País.

A importação de soja do Paraguai vem crescendo com balanço interno apertado, mas, mesmo assim, a restrição de oferta de soja no Brasil deve se manter nos próximos meses. Os estoques de soja em grão do País estão abaixo de 1 milhão de toneladas. Sobre o uso da oleaginosa para produção de biodiesel, a margem de esmagamento ainda é muito boa, porém, a disponibilidade do grão para processamento é baixa. A produção de biodiesel no Brasil é uma dúvida neste ano. A flexibilização de regras de biodiesel pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), que diminuiu a mistura para B10, pode afetar a produção. A produção de biodiesel brasileira deve ficar entre 6 bilhões de litros e 6,1 bilhões de litros com o mandato B10 (percentagem de biodiesel obrigatória no diesel). Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.