ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

26/Ago/2020

Futuros de soja sobem com piora na safra dos EUA

Os futuros de soja negociados na Bolsa de Chicago fecharam em alta nesta terça-feira (25/08), com a piora da qualidade das lavouras nos Estados Unidos. Na segunda-feira (24/08), após o fechamento do mercado, o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) informou que 69% da safra de soja apresentava condição boa ou excelente até o dia 23 de agosto, uma piora de 3% ante a semana anterior.

Em Iowa, onde as lavouras foram castigadas por uma tempestade de vento no começo do mês e onde algumas áreas apresentam condição de seca, essa parcela caiu de 62% para 56%. A queda foi maior do que o esperado. O vencimento novembro da oleaginosa ganhou 14,50 cents (1,60%) e fechou a US$ 9,20 por bushel. Uma nova compra chinesa do grão norte-americano também deu suporte às cotações.

Segundo o USDA, exportadores relataram vendas de 204 mil toneladas para a China e de 142.500 toneladas para destinos não revelados. As exportações brasileiras de soja devem diminuir em agosto, e a China deve ficar cada vez mais dependente do produto norte-americano entre outubro e janeiro. Em julho, o país asiático importou 10,1 milhões de toneladas de soja, sendo 8,2 milhões de toneladas do Brasil. Um alívio nas tensões entre Estados Unidos e China também influenciou os negócios.