ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

14/Ago/2020

Biodiesel: reduzida a mistura de 12% para 10%

A Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) criticou a decisão do Ministério de Minas e Energia (MME) e da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) de reduzir a mistura de biodiesel de 12% para 10% para as entregas em setembro e outubro do Leilão 75 (L75). O leilão foi interrompido na terceira etapa pela ANP, que ainda não sinalizou quando será retomado. Até essa fase, já haviam sido negociados 1.166.420 metros cúbicos do biocombustível.

A Abiove afirma que a decisão do governo foi tomada de forma precipitada, já que a principal alegação, de falta de biodiesel, somente poderia ser comprovada após o cumprimento do que está previsto no edital do leilão, ou seja, após a conclusão do L75, que segue paralisado. Poderia ser realizado um leilão complementar, caso fosse evidenciado, a partir do fechamento do L75, que as vendas seriam insuficientes para atender a demanda.

Havia um compromisso do MME e da ANP de que, qualquer que fosse a decisão, esta fosse comunicada oficialmente aos setores envolvidos para evitar especulações no mercado. Segundo a Abiove, infelizmente, houve uma comunicação pública antes de informar o setor. A indústria não admite o cancelamento das vendas realizadas, visto que essa ação causaria colapso na cadeia produtiva da soja e na comercialização de óleo, dado que a matéria-prima já foi comercializada, inclusive com recompras de soja que iria ser exportada para ser processada no Brasil.

Há também compromissos firmados com as vendas de farelo de soja. Tudo isso será colocado em risco se for tomada mais uma decisão equivocada sobre o L75. Portanto, a entidade considera obrigatória a conclusão do L75 e o cumprimento estrito do disposto no edital desse leilão (mistura de 12%). Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.