ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

06/Ago/2020

Futuros em baixa com tensões entre EUA e China

Os futuros de soja fecharam em leve baixa nesta quarta-feira (05/08) na Bolsa de Chicago, refletindo as tensões entre Estados Unidos e China. O presidente norte-americano, Donald Trump, voltou a minimizar a importância do acordo comercial com a China, assinado em janeiro deste ano. As tensões políticas são altas entre Estados Unidos e China, com a administração Trump culpando o país asiático pelo coronavírus, o que pode ajudar na reeleição do republicano.

O vencimento novembro da oleaginosa recuou 3,00 cents (0,34%) e fechou a US$ 8,78 por bushel. O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) informou que exportadores do país relataram venda de 192 mil toneladas de soja para a China. Este é o primeiro anúncio de venda de mais de 100 mil toneladas de soja para o país asiático em sete dias úteis. Estados Unidos e China concordaram em conversar no dia 15 de agosto para avaliar a “Fase 1” do acordo comercial.

O representante de Comércio norte-americano, Robert Lighthizer, e o vice-primeiro-ministro chinês, Liu He, devem realizar uma videoconferência. O mercado também foi pressionado pela expectativa de ampla oferta de soja dos Estados Unidos. Segundo a StoneX, o rendimento da soja norte-americana deve atingir 3,65 toneladas por hectare, em comparação à estimativa do USDA de 3,35 toneladas por hectare. Para a Daniels Trading, se a previsão da StoneX se confirmar, os estoques finais da nova safra podem superar os 21 milhões de toneladas.