ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

05/Ago/2020

Futuros em queda com melhora na safra dos EUA

Os futuros de soja negociados na Bolsa de Chicago fecharam em queda nesta terça-feira (04/08), refletindo a melhora da qualidade das lavouras nos Estados Unidos. O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) informou que 73% da safra de soja apresentava condição boa ou excelente até o dia 2 de agosto, um aumento de 1% ante a semana anterior. O vencimento novembro da oleaginosa perdeu 14,50 cents (1,62%) e fechou a US$ 8,81 por bushel.

A perspectiva de alta produtividade também pesou sobre os contratos. A StoneX projetou o rendimento da safra de soja 2020/2021 nos Estados Unidos em 3,65 toneladas por hectare, em comparação à estimativa do USDA de 3,35 toneladas por hectare. Para a Daniels Trading, se a previsão da StoneX se confirmar, os estoques finais da nova safra podem chegar a cerca 21,77 milhões de toneladas, o que poderia levar os preços para perto de US$ 8,00 por bushel.

Segundo o Itaú BBA, o espaço é limitado para altas significativas dos futuros na Bolsa de Chicago, com a boa condição das lavouras, clima favorável e a expectativa de uma colheita robusta. O banco prevê que o USDA revisará para cima a expectativa de produtividade da safra norte-americana. Esse cenário, combinado com uma expectativa de aumento de produção na América do Sul na esteira, principalmente, do crescimento de área no Brasil deve deixar o balanço global em níveis confortáveis.