ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

04/Ago/2020

Futuros em alta acompanhando o óleo de soja

Os futuros de soja negociados na Bolsa de Chicago fecharam em alta nesta segunda-feira (03/08). Os ganhos foram sustentados pelo desempenho do óleo de soja, que avançou 1,82%. O derivado, por sua vez, foi influenciado pelo óleo de palma, que vem subindo com boa demanda. Os dois óleos vegetais são concorrentes em alimentação e na fabricação de biodiesel.

A soja está se beneficiando da alta dos óleos vegetais no mercado internacional, particularmente na China. O óleo de soja subiu cerca de 7% em julho, refletindo a escassez de outras matérias-primas para a produção de biodiesel por causa da pandemia de Covid-19. O vencimento novembro da soja ganhou 3,75 cents (0,42%) e fechou a US$ 8,96 por bushel.

Sinais de demanda externa pelo grão norte-americano também deram suporte às cotações. O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) informou que exportadores relataram venda de 260 mil toneladas de soja para destinos não revelados. Apesar da demanda, os preços poderiam ter subido mais se a compra tivesse sido feita pela China. Traders informaram que a venda foi para a União Europeia ou o México.

No mês passado, as vendas dos Estados Unidos para o exterior foram volumosas, impulsionadas pelas compras chinesas. O mês de julho acabou sendo histórico para as exportações norte-americanas de milho e soja. O USDA informou também que 551.543 toneladas de soja foram inspecionadas para exportação em portos norte-americanos na semana passada, um aumento de 9,3% ante a semana anterior.