ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

31/Jul/2020

Futuros de soja em alta com boas vendas dos EUA

Os futuros de soja negociados na Bolsa de Chicago fecharam em leve alta nesta quinta-feira (30/07), após dados semanais de vendas externas dos Estados Unidos que vieram bem acima das expectativas. A soja teve uma semana impressionante de vendas externas, mas esses números geralmente já estão precificados, por isso a reação pouco animada do mercado. O vencimento novembro da oleaginosa subiu 3,00 cents (0,34%) e fechou a US$ 8,88 por bushel.

Segundo o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), os exportadores venderam 257.800 toneladas de soja da safra 2019/2020 na semana encerrada em 23 de julho. O volume representa baixa de 29% ante a semana anterior e de 45% em relação à média das quatro semanas anteriores. Para a safra 2020/2021, foram comercializados 3,344 milhões de toneladas. A China comprou quase 2 milhões de toneladas do volume total, de 3,6 milhões de toneladas.

O acirramento das tensões entre Estados Unidos e China também pesou sobre os negócios. O secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, afirmou que a China é "a ameaça central de nossos tempos" e prometeu ações contra o país por supostas violações de direitos humanos contra minorias, em especial muçulmanos. Ele ainda sugeriu que o governo Trump pode negociar acordos comerciais com Taiwan, região que não é reconhecida como país autônomo pela China, e sim como província rebelde.