ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

30/Jul/2020

Futuros em leve baixa com fracas vendas dos EUA

Os futuros de soja fecharam em leve baixa nesta quarta-feira (29/07) na Bolsa de Chicago. O desempenho do mercado refletiu a ausência, pelo segundo dia seguido, de novas vendas externas do grão norte-americano. Até o dia 27 de julho, exportadores tinham relatado vendas de mais de 100 mil toneladas de soja por dez dias consecutivos.

No período, o volume totalizou 3,647 milhões de toneladas, sendo 2,277 milhões de toneladas para a China. O vencimento novembro da oleaginosa recuou 2,25 cents (0,25%) e fechou a US$ 8,85 por bushel. O clima favorável no Meio Oeste dos Estados Unidos também pressionou as cotações. O mercado parece vulnerável a mais pressão de venda no curto prazo, já que a melhora da condição das lavouras e a previsão de clima não ameaçador pode manter os vendedores ativos.

O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) informou que 72% da safra de soja do país apresentava condição boa ou excelente até o dia 26 de julho, um aumento de 3% ante a semana anterior. As perdas foram limitadas pelo desempenho do óleo de soja, que subiu cerca de 0,50%. O derivado, por sua vez, foi influenciado pela alta do óleo de palma e pelo fortalecimento do petróleo, que faz com que refinarias nos Estados Unidos tenham mais incentivo para misturar biodiesel ao diesel. O óleo de soja é uma das principais matérias-primas usadas na fabricação do biocombustível.