ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

27/Jul/2020

Futuros estáveis apesar de fortes vendas dos EUA

Os futuros de soja negociados na Bolsa de Chicago fecharam perto da estabilidade na sexta-feira (24/07), apesar da forte demanda externa pelo grão norte-americano. O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) informou que exportadores relataram vendas de 252 mil toneladas de soja para destinos não revelados. Foi o nono dia útil seguido com anúncio de vendas avulsas de mais de 100 mil toneladas.

No período, o volume totalizou 3,265 milhões de toneladas, sendo 2,145 milhões de toneladas para a China. O USDA informou também que foram relatadas vendas de 133 mil toneladas de farelo de soja para as Filipinas. O vencimento novembro da oleaginosa cedeu 0,75 cent (0,08%) e fechou a US$ 8,99 por bushel. Traders parecem não estar tão animados quanto antes com esses anúncios. O mercado pode estar ficando muito acostumado com essas vendas. O acirramento das tensões entre Estados Unidos e China também contribuiu para a postura mais cautelosa dos investidores.

Embora o país asiático continue comprando soja norte-americana, não se sabe quanto tempo isso ainda vai durar, tendo em vista acontecimentos recentes como o fechamento de consulados. Ninguém no setor de grãos entende como a piora das relações entre Estados Unidos e China vai afetar a “Fase 1” do acordo comercial. Alguns temem que a China diminua o ritmo de compras de produtos agrícolas após duas ou três semanas de forte demanda.