ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

20/Jul/2020

Futuros de soja em alta com boas vendas dos EUA

Os futuros de soja negociados na Bolsa de Chicago fecharam em alta na sexta-feira (17/07), com a boa demanda externa pelo grão produzido nos Estados Unidos. Segundo o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), exportadores relataram venda de 126 mil toneladas de soja para destinos não revelados. Este foi o quarto dia seguido com anúncio de vendas avulsas de mais de 100 mil toneladas.

Nos quatro dias anteriores, o volume vendido totalizou 1,517 milhão de toneladas, sendo 1,04 milhão de toneladas para a China. O vencimento novembro da oleaginosa subiu 4,00 cents (0,45%) e fechou a US$ 8,95 por bushel. Os ganhos também foram sustentados pelo desempenho do óleo de soja, que avançou mais de 2%.

O derivado, por sua vez, foi influenciado pelo óleo de palma, que subiu com força nesta sexta-feira e acumulou ganho de mais de 8% na semana. A alta do óleo de palma se deve principalmente à boa demanda chinesa e indiana, mas também à menor produção por causa da pandemia de Covid-19. A previsão de clima quente no Meio Oeste dos Estados Unidos também deu algum suporte às cotações.

A alta foi limitada pelo fortalecimento do dólar ante o Real, que tende a estimular as vendas externas brasileiras da commodity. O Brasil é o principal concorrente dos Estados Unidos no mercado de exportação de soja e vem embarcando grandes volumes nos últimos meses. Em julho, o País deve exportar 8,92 milhões de toneladas, de acordo com a estimativa mais recente da Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec).