ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

16/Jul/2020

Futuros em alta com vendas dos EUA para a China

Os futuros de soja fecharam em alta nesta quarta-feira (15/07) na Bolsa de Chicago, após exportadores dos Estados Unidos terem relatado vendas do grão para a China pelo segundo dia consecutivo. De acordo com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), foram relatadas vendas de 389 mil toneladas de soja para o país asiático, com entrega prevista para o ano comercial 2020/2021. Nos dois dias, as vendas somaram 518 mil toneladas. O vencimento novembro da oleaginosa subiu 5,25 cents (0,60%) e fechou a US$ 8,82 por bushel.

A China continua comprando grãos dos Estados Unidos apesar do aumento das tensões entre dois países. O presidente norte-americano, Donald Trump, assinou, na terça-feira (14/07), uma legislação que pede sanções a autoridades e entidades chinesas envolvidas na aplicação da nova lei de segurança nacional em Hong Kong. Nesta quarta-feira (15/07), os Estados Unidos anunciaram sanções contra funcionários de empresas do país asiático, como a Huawei, gigante do setor tecnológico. As tensões estão altas entre Estados Unidos e China e traders vão continuar apreensivos com a possibilidade de que a “Fase 1” do acordo comercial seja abandonada como retaliação política.

Dados de esmagamento nos Estados Unidos vieram acima da expectativa do mercado. A indústria norte-americana de soja processou 4,54 milhões de toneladas em junho. O volume ficou 1,4% abaixo dos 4,62 milhões de toneladas do mês anterior, mas 12,4% acima dos 4,05 milhões de toneladas de igual período do ano passado. Os ganhos foram limitados pelo clima favorável no Meio Oeste dos Estados Unidos. Segundo a meteorologia, a previsão é de chuvas na maior parte da região nos próximos dois dias, o que deve favorecer o desenvolvimento das lavouras.