ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

10/Jul/2020

Biodiesel: leilões complementares negociam 96,4%

As distribuidoras de combustíveis arremataram 72.750.000 m³ de biocombustíveis em duas etapas complementares do 73º Leilão de Biodiesel (L73). As negociações ocorreram nos dias 6 e 7 de julho (na etapa 3) e no dia 8 (na etapa 5). Segundo a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), foram adquiridos 96,4% do total ofertado pelas usinas de biodiesel. Em junho, o 73º Leilão de Biodiesel bateu recorde de volume comercializado e de movimentação financeira, arrematando 1,19 bilhão de litros de biocombustível e totalizando R$ 4,2 bilhões, segundo o Ministério de Minas e Energia (MME).

O volume vendido possibilita a mistura em 10 bilhões de litros de óleo diesel nos meses de julho e agosto. O leilão complementar ocorre quando a ANP identifica a necessidade da aquisição de volumes de biodiesel suficientes para prover a garantia do abastecimento do mercado interno. Já o regular tem por objetivo a oferta de biodiesel para que os distribuidores venham a cumprir o percentual vigente, atualmente em 12% na mistura obrigatória. Existem ainda o autorizativo, para a realização de testes e ensaios técnicos, e o de opções ou estoque, que são realizados com o objetivo de constituir uma reserva estratégica suficiente para suprir até quatro dias de toda a demanda nacional.

Nesta quinta-feira (09/07), ocorreram dois leilões autorizativos. A ANP informou que o L75, que teve edital publicado em 30 de junho, já está começando. As etapas 2, 4 e 5 do leilão regular estão previstas para ocorrerem nos dias 5 e 6 de agosto. O leilão autorizativo do L75 tem a previsão para realizar a etapa 2A e a etapa 5A de seleção de ofertas em 10 de agosto. No leilão de opções do L75, as etapas estão previstas para 11 e 12 de agosto. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.