ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

29/Jun/2020

Futuros caem por preocupação com Covid nos EUA

Os futuros de soja negociados na Bolsa de Chicago fecharam em queda na sexta-feira (26/06). O mercado foi pressionado pelo rápido aumento dos casos de Covid-19 em alguns estados norte-americanos, o que pode fazer com que a reabertura econômica seja mais lenta do que se esperava. Em estados como Arizona, Texas, Carolina do Sul e Flórida, o número de casos da doença cresceu mais de 30% na última semana, de acordo com dados da Universidade Johns Hopkins. O Texas interrompeu os planos de reabertura, e alguns governadores decretaram novas medidas para conter os surtos.

O vencimento novembro da oleaginosa recuou 7,00 cents (0,81%) e fechou a US$ 8,61 por bushel. Preocupações com o futuro da primeira fase do acordo comercial entre Estados Unidos e China também pesaram sobre o mercado. A China começou discretamente a enviar uma mensagem ao governo norte-americano: a pressão dos Estados Unidos sobre questões que a China considera sensíveis pode ameaçar as compras chinesas de produtos agrícolas norte-americanos. Autoridades do país asiático têm acusado os Estados Unidos de interferir indevidamente em assuntos como Hong Kong e Taiwan.

A “Fase 1” do acordo está em andamento, mas a situação pode ficar tensa sem uma mudança na retórica política dos Estados Unidos em relação à China. Por enquanto, o país asiático continua comprando soja norte-americana. O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) informou que exportadores relataram vendas de 132 mil toneladas do grão para o país asiático. O fortalecimento do dólar ante o Real, que tende a estimular as vendas externas brasileiras, também pressionou as cotações.