ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

23/Jun/2020

Futuros de soja recuam com o ajuste de posições

Os futuros de soja negociados na Bolsa de Chicago fecharam em leve baixa nesta segunda-feira (22/06). Traders começaram a ajustar posições antes dos relatórios de área plantada e trimestral de estoques, que o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) publica no dia 30 de junho. O mercado nesta semana terá níveis elevados de ajustes para a aguardada revisão de área e os dados trimestrais de estoques. Os números devem mostrar alguma migração da área de milho para a soja.

O vencimento novembro da oleaginosa perdeu 1,50 cent (0,17%) e fechou a US$ 8,79 por bushel. Dados de exportação dos Estados Unidos também pesaram sobre os contratos. Segundo o USDA, 254.929 toneladas de soja foram inspecionadas para exportação em portos norte-americanos na semana passada. O número é o menor em mais de dois meses e representa queda de 41,5% ante a semana anterior. Para um mercado que está contando com um aumento das compras chinesas, o dado é baixista.

Alguns traders, no entanto, estão otimistas. Segundo o Conselho de Exportação de Soja dos Estados Unidos, o mundo vai precisar recorrer à soja norte-americana nos próximos seis ou sete meses. O enfraquecimento do dólar ante o Real, que tende a desestimular as vendas externas brasileiras, impediu uma queda mais acentuada dos preços. O Brasil é o principal concorrente dos Estados Unidos no mercado de exportação de soja.