ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

15/Jun/2020

Abiove eleva a estimativa para a safra 2019/2020

A Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) elevou a sua estimativa de produção de soja do Brasil de 123,7 milhões para 124,5 milhões de toneladas. Também foi elevada a previsão de exportação de soja do Brasil em 2020, de 77 milhões para 78 milhões de toneladas. A expectativa de processamento foi mantida em 44,5 milhões de toneladas. A Covid-19 tem sido um desafio para todos, de manter a produção e a economia no patamar mínimo para prover produtos essenciais para a sociedade em meio ao combate ao novo coronavírus. O setor vem tendo crescimento tanto na produção de soja como na exportação e no esmagamento.

Ainda não há uma estimativa final, mas o Brasil provavelmente produziu 124 milhões de toneladas na safra deste ano, apesar de muitas perdas em algumas regiões do Sul do País. As exportações de soja devem somar entre 77 e 79 milhões de toneladas, e o esmagamento, 44,5 milhões de toneladas. Não há problema com armazenamento porque a oferta está adequada. A expectativa é de um crescimento modesto no consumo doméstico da soja. Se o consumo interno de óleo de soja para produção de biodiesel diminuir em virtude das medidas de isolamento para conter a pandemia, a expectativa é exportar a diferença.

Para preservar a produção e o transporte de soja e derivados durante a pandemia, novas regras foram adotadas pelas associadas, como uso de máscaras e álcool gel e a revisão das linhas de produção para garantir o distanciamento social. Protocolos de segurança também foram adotados pelos caminhoneiros que transportam a produção. Sobre a sustentabilidade, a Abiove afirmou que a soja não contribui para o desmatamento na Amazônia. O Cerrado é área importante para o setor e, nos últimos 5 anos, apenas 7% do aumento da produção ocorreu sobre vegetação nativa, uma clara desaceleração sobre os anos anteriores. O setor não representa mais um vetor para essa região. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.