ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

09/Jun/2020

Futuros de soja recuam com fracas vendas dos EUA

Os futuros de soja negociados na Bolsa de Chicago fecharam em leve baixa nesta segunda-feira (08/06), refletindo a ausência de novas vendas externas dos Estados Unidos. Na semana passada, exportadores relataram ao Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) vendas acima de 100 mil toneladas por quatro dias seguidos.

No período, foram anunciadas vendas totais de mais de 1 milhão de toneladas, e os preços da soja na Bolsa de Chicago acumularam ganho de 3,2%. O vencimento julho da oleaginosa recuou 3,00 cents (0,35%) e fechou a US$ 8,64 por bushel.

O USDA informou que 213.047 toneladas de soja foram inspecionadas para exportação em portos norte-americanos na semana passada. O volume representa queda de mais de 46% ante a semana anterior e está abaixo do ritmo necessário para que a estimativa do USDA para 2019/2020 seja alcançada.

Esse desempenho se deve à alta demanda por navios na América do Sul, mas a situação deve melhorar nos próximos meses. Ainda há tempo para compensar essa queda. A recente queda do dólar ante o Real pode impulsionar as vendas norte-americanas. Um Real mais forte pode levar importadores a redirecionar suas compras do Brasil para os Estados Unidos.