ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

08/Jun/2020

Futuros de soja estáveis após três altas seguidas

Os futuros de soja negociados na Bolsa de Chicago fecharam perto da estabilidade na sexta-feira (05/06), apesar da boa demanda externa pelo grão norte-americano. O mercado faz uma pausa após ter subido nas três sessões anteriores e acumulado valorização de 3,2% no período. O vencimento julho fechou sem variação, a US$ 8,67 por bushel. O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) informou exportadores do país relataram vendas de 588 mil toneladas de soja para destinos não revelados. Há rumores de que a China estava buscando soja dos Estados Unidos.

Por isso, traders acreditam que essas vendas tenham sido para o país asiático. Este foi o quarto dia seguido com anúncio de venda de mais de 100 mil toneladas da oleaginosa. Nos quatro dias, foram relatadas vendas totais de 1,02 milhão de toneladas. No começo da semana passada, executivos do setor de transporte marítimo disseram que estatais chinesas cancelaram alguns carregamentos de produtos agrícolas dos Estados Unidos, seguindo determinação do governo chinês.

Depois disso, no entanto, novas vendas de soja norte-americana para a China já foram reportadas. A forte depreciação do dólar ante o Real, que tende a desestimular as vendas externas brasileiras, também não conseguiu impulsionar as cotações. Somente em junho, a moeda norte-americana acumula perda de quase 7%. O Brasil é o principal concorrente dos Estados Unidos no mercado de exportação de soja, e um Real mais forte pode levar importadores a redirecionar suas compras para os Estados Unidos. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.