ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

04/Jun/2020

Futuros de soja em alta com boas vendas dos EUA

Os futuros de soja negociados na Bolsa de Chicago fecharam em alta nesta quarta-feira (03/06), com sinais de demanda externa pelo grão norte-americano. O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) informou que exportadores relataram vendas de 186 mil toneladas de soja para destinos não revelados. Do total, 66 mil toneladas são para entrega em 2019/2020, e 120 mil toneladas, para 2020/2021.

O mercado ficaria mais animado se houvesse confirmação de que essa venda é para a China, mas mesmo assim o anúncio foi positivo para os futuros de soja. A oleaginosa dos Estados Unidos está competitiva e o preço pode chegar a US$ 8,75 por bushel no futuro próximo. O vencimento julho subiu 7,00 cents (0,82%) e fechou a US$ 8,57 por bushel.

A depreciação do dólar ante o Real, que tende a desestimular as vendas externas brasileiras, também deu suporte às cotações. O Brasil é o principal concorrente dos Estados Unidos no mercado de exportação de soja e vem embarcando grandes volumes nos últimos meses. A perspectiva para os preços futuros de soja ainda é baixista. A oferta mundial vai crescer, mas a demanda não deve aumentar na mesma proporção.