ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

03/Jun/2020

Futuros em alta com relatos de compras da China

Os futuros de soja negociados na Bolsa de Chicago fecharam em alta nesta terça-feira (02/06), com sinais de que grandes estatais chinesas continuam comprando o grão dos Estados Unidos. Na segunda-feira (1º/06), houve relatos na mídia de que a China teria comprado entre três e quatro carregamentos de soja norte-americana, apesar de o governo chinês ter supostamente pedido que grandes estatais suspendessem compras de alguns produtos agrícolas dos Estados Unidos.

O vencimento julho da oleaginosa subiu 10,00 cents (1,19%), e fechou a US$ 8,50 por bushel. O que não se sabe é se (as estatais) Sinograin e Cofco estão garantindo alguns carregamentos de soja norte-americana para elas mesmas ou para compradores privados. Apesar do acirramento das tensões comerciais entre Estados Unidos e China, o país asiático fará questão de manter aberta e segura a importação do grão norte-americano. O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) informou que exportadores do país relataram vendas de 132 mil toneladas de soja para a China, com entrega prevista para o ano comercial 2020/2021.

A queda expressiva do dólar ante o Real, que tende a desestimular as vendas externas brasileiras, também impulsionou os contratos da oleaginosa. O Brasil é o principal concorrente dos Estados Unidos no mercado de exportação de soja e embarcou 15,5 milhões de toneladas do grão em maio, aumento de 54,9% ante igual período do ano passado. Este é o segundo maior volume já exportado pelo País em um mês.