ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

29/Mai/2020

Futuros em baixa com tensões entre EUA e China

Os futuros de soja negociados na Bolsa de Chicago fecharam em leve baixa nesta quinta-feira (28/05). O mercado foi pressionado por temores de que as recentes medidas chinesas para limitar a autonomia de Hong Kong afetem as relações diplomáticas entre Estados Unidos e China e a primeira fase do acordo comercial entre os dois países. A China aprovou nesta quinta-feira (28/05) uma resolução que autoriza o Comitê Permanente do país a elaborar uma nova lei de segurança nacional para Hong Kong.

Na quarta-feira (27/05), o Congresso norte-americano aprovou a Lei de Política de Direitos Humanos Uigur de 2020, que pode levar a sanções à China por causa de desigualdade no tratamento de minorias. O vencimento julho da oleaginosa recuou 1,50 cent (0,18%) e fechou a US$ 8,47 por bushel. O fortalecimento do dólar ante o Real, após seis pregões de queda, também pressionou as cotações.

A alta da moeda norte-americana tende a estimular as vendas externas do Brasil, o principal concorrente dos Estados Unidos no mercado de exportação de soja. Segundo estimativa da Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec), o Brasil pode fechar o mês de maio com embarques ao exterior de 14 milhões de toneladas de soja. A concorrência da América do Sul continua forte e o risco de um novo conflito comercial entre Estados Unidos e China, também.