ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

28/Mai/2020

Futuros em alta com dólar mais fraco ante o Real

Os futuros de soja fecharam em leve alta nesta quarta-feira (27/05) na Bolsa de Chicago. Os ganhos foram sustentados pelo enfraquecimento do dólar ante o Real, que tende a desestimular as vendas externas brasileiras. A moeda norte-americana recuou nas cinco sessões anteriores, o que pode incentivar a China a comprar mais soja dos Estados Unidos.

Na terça-feira (26/05), exportadores relataram ao Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) vendas de 258 mil toneladas de soja para o país asiático. Esta foi a primeira venda de mais de 100 mil toneladas para a China em quase duas semanas. O vencimento julho ganhou 1,50 cent (0,18%) e fechou a US$ 8,48 por bushel. A escalada das tensões diplomáticas entre Estados Unidos e China, no entanto, impediu uma alta mais acentuada das cotações. O presidente norte-americano, Donald Trump, afirmou que até o fim desta semana fará um anúncio sobre a China.

Trump está estudando possíveis ações em retaliação à decisão do governo chinês de impor uma lei de segurança nacional em Hong Kong. O receio é de que os atritos entre os dois países levem a uma redução das compras chinesas de soja norte-americana. O USDA informou que os produtores de soja tinham semeado 65% da área total prevista até a semana passada, em comparação a 55% na média dos cinco anos anteriores.