ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

27/Mai/2020

Futuros em alta com vendas dos EUA para China

Os futuros de soja negociados na Bolsa de Chicago fecharam em alta nesta terça-feira (26/05), com novos sinais de demanda chinesa pelo grão norte-americano. O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) informou que exportadores relataram vendas de 258 mil toneladas de soja para a China, com entrega prevista para 2019/2020 e 2020/2021. Esta é a primeira venda de mais de 100 mil toneladas para o país asiático em mais de uma semana, o que animou traders.

O vencimento julho da oleaginosa subiu 13,75 cents (1,65%) e fechou a US$ 8,47 por bushel. Havia temores de que a retomada das tensões diplomáticas entre Estados Unidos e China acabasse afetado as compras chinesas, mas o principal assessor econômico da Casa Branca, Larry Kudlow, afirmou que a primeira fase do acordo comercial entre os dois países continua em vigor. Ele destacou, porém, que o presidente norte-americano, Donald Trump, está tão insatisfeito com a resposta chinesa ao novo coronavírus que o pacto já não tem a mesma importância de antes.

Kudlow também criticou a China pela decisão de impor uma lei de segurança nacional em Hong Kong. O enfraquecimento do dólar ante o Real, que tende a desestimular as vendas externas brasileiras, também deu suporte às cotações. O Brasil é o principal concorrente dos Estados Unidos no mercado de exportação de soja. O grão também foi influenciado pelo desempenho do óleo de soja, que subiu mais de 2% acompanhando o avanço do petróleo.