ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

21/Mai/2020

Exportação deverá atingir 14,7 milhões t em maio

Segundo a Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec), o Brasil pode fechar o mês de maio com embarques de soja de 14,7 milhões de toneladas. O volume esperado teve leve aumento ante o relatório da semana anterior, que indicava 14 milhões de toneladas. No acumulado do mês (até o dia 16 de maio), o País já embarcou 7,5 milhões de toneladas de soja. De 17 a 31 de maio estão previstos embarques de outros 7,2 milhões de toneladas da oleaginosa, conforme programação de atração dos portos brasileiros.

De farelo de soja, os embarques até o dia 16 de maio totalizam 852 mil toneladas, e a expectativa é de que saia mais 1 milhão de toneladas do derivado rumo ao exterior até o encerramento do mês. Com isso, as exportações devem fechar o mês em 1,852 milhão de toneladas. Na semana passada, a expectativa para o mês era de 1,926 milhão de toneladas. Depois de mais de 60 dias sem embarques de milho, o primeiro navio com o cereal sairá ainda nesta semana carregando aproximadamente 30 mil toneladas do produto. A perspectiva de embarques no mês (60 mil toneladas) se manteve ante a semana anterior.

De 10 a 16 de maio, foram embarcados 56 navios com soja, totalizando 3,4 milhões de toneladas, além de 8 navios com farelo de soja, somando 425 mil toneladas. De soja, o principal destino foi a China (66%), enquanto de farelo, a França representou 20% dos embarques. Estão programadas para serem embarcadas nesta semana (de 17 a 23 de maio) mais 3,4 milhões de toneladas de soja, além de 428 mil de toneladas de farelo de soja. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.