ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

20/Mai/2020

Futuros de soja caem com fraca demanda chinesa

Os futuros de soja negociados na Bolsa de Chicago fecharam em leve baixa nesta terça-feira (19/05), refletindo a ausência de compras chinesas do grão norte-americano nos últimos dias. Na semana passada, exportadores dos Estados Unidos relataram três vendas de soja para a China, totalizando 730 mil toneladas. Isso foi visto por traders como um sinal de que o país asiático pretendia cumprir os compromissos assumidos na primeira fase do acordo comercial com os Estados Unidos.

Desde sexta-feira (15/05), porém, não foram anunciadas novas vendas. O vencimento julho da oleaginosa cedeu 2,50 cents (0,30%) e fechou a US$ 8,42 por bushel. Além disso, há receio de que as tensões diplomáticas entre Estados Unidos e China acabem afetando o acordo comercial entre os dois países. O presidente norte-americano, Donald Trump, vem acusando a China de não ter sido transparentes ao lidar com o início do surto do novo coronavírus.

Nesta semana, o governo dos Estados Unidos enviou carta à Organização Mundial de Saúde (OMS), acusando-a de não ser independente em relação à China e ameaçando cortar de modo permanente o financiamento para a entidade. O avanço do plantio nos Estados Unidos também pesou sobre os contratos. O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) informou que produtores de soja tinham semeado 53% da área total prevista até a semana passada, em comparação a 38% na média dos cinco anos anteriores.