ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

05/Mai/2020

Oportunidades para as fixações de preços em Reais

O Itaú BBA alertou, em relatório divulgado nesta segunda-feira (04/05), para oportunidades de fixação da soja em Reais após os preços da oleaginosa no Brasil terem atingido valores nominais recordes na semana passada, na esteira da forte desvalorização cambial e também do elevado ritmo de exportação. O Indicador Cepea para o Porto de Paranaguá (PR) chegou a ser cotado próximo a R$ 110,00 por saca de 60 Kg. Para a safra 2020/2021, era possível negociar antecipadamente soja na região de Sorriso (MT) na faixa de R$ 85,00 por saca de 60 Kg. É importante que o produtor fique atento às oportunidades de fixação de modo a minimizar os riscos de quedas de preços da commodity. Foram apontados riscos para os preços da soja ao longo dos próximos meses relacionados a fundamentos, prêmios e câmbio. No caso dos fundamentos, as ameaças estão ligadas ao tamanho dos estoques globais e ao aumento de área nos Estados Unidos.

Por mais que haja uma revisão para baixo da produção na Argentina e no Brasil diante das perdas no Rio Grande do Sul, os estoques finais da safra 2019/2020 ainda devem ser elevados do ponto de vista histórico. Deve haver um grande aumento de área nos Estados Unidos, em parte como recuperação do que foi deixado de ser plantado no ano passado por problemas climáticos e também pela redução da atratividade do milho. Se, somados a esses fatores, a próxima safra na América do Sul não tiver perdas expressivas, o balanço deve ficar em níveis confortáveis, mesmo se o consumo global continuar aumentando. Isso tende a reduzir o espaço para grandes altas das cotações na Bolsa de Chicago mesmo assumindo aumento das exportações dos Estados Unidos. Foi apontada ainda a possibilidade de redução nos prêmios ao longo do próximo ano.

Além da expectativa de que parte da demanda chinesa na próxima safra será suprida pela soja norte-americana com a “Fase 1” do acordo entre Estados Unidos e China, a recessão econômica também pode ter reflexos negativos sobre a taxa de crescimento da demanda interna por derivados (farelo e óleo), influenciados pelo consumo de alimentos fora de casa, pela demanda por biodiesel e pela produção de proteína animal. A disputa pela disponibilidade da soja nos portos pode ser inferior à observada esse ano. O prêmio para março de 2021 já vem perdendo força nas últimas semanas. A taxa de câmbio pode voltar se valorizar caso diminuam as incertezas sobre os impactos da pandemia e a aversão ao risco nos mercados. Tudo o mais constante, uma volta da taxa de câmbio para patamares pré-Covid-19 pode reduzir substancialmente o valor da saca de 60 Kg de soja em Reais. Fixações de preços em Reais devem fazer frente às despesas na mesma moeda com o objetivo de reduzir as incertezas do câmbio. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.