ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

05/Mai/2020

Chicago: futuros em baixa com tensões comerciais

Os futuros de soja negociados na Bolsa de Chicago fecharam em queda nesta segunda-feira (04/05), com a retomada das tensões entre Estados Unidos e China. Na semana passada, o presidente norte-americano, Donald Trump, responsabilizou a China pela propagação do novo coronavírus e afirmou que poderia impor novas tarifas ao país asiático. As acusações de Trump foram repetidas no domingo (03/05) pelo secretário de Estado dos Estados Unidos, Mike Pompeo.

O vencimento julho da oleaginosa caiu 13,00 cents (1,53%) e fechou a US$ 8,36 por bushel. Por causa das tensões, investidores temem que a primeira fase do acordo comercial entre os dois países, assinada em janeiro, não seja concretizada. Se o acordo for diluído ou mesmo cancelado, o impacto nos preços dos Estados Unidos será decididamente de baixa. Os Estados Unidos não podem se dar ao luxo de perder seu maior mercado de exportação nesse período de baixo consumo por causa da pandemia.

O fortalecimento do dólar ante o Real, que tende a estimular as vendas externas brasileiras, também pesou sobre os contratos. O Brasil é o principal concorrente dos Estados Unidos no mercado de exportação de soja. Dados publicados pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) mostraram que 318.100 toneladas de soja foram inspecionadas para exportação em portos norte-americanos na semana passada, queda de 43,3% ante a semana anterior.