ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

30/Abr/2020

Futuros têm altas acompanhando o óleo de soja

Os futuros de soja negociados na Bolsa de Chicago fecharam em alta nesta quarta-feira (29/04). Os ganhos foram sustentados pelo desempenho do óleo de soja, que subiu mais de 1,5%. O derivado, por sua vez, acompanhou o forte avanço do petróleo, que faz com que refinarias nos Estados Unidos tenham mais incentivo para misturar biodiesel ao diesel. O óleo de soja é uma das principais matérias-primas usadas na fabricação do biocombustível.

Investidores também cobriram posições vendidas após três sessões de perdas. O vencimento julho da soja em grão subiu 5,50 cents (0,66%) e fechou a US$ 8,37 por bushel. O enfraquecimento do dólar ante o Real, que tende a desestimular as vendas externas brasileiras, também deu suporte às cotações. O Brasil é o principal concorrente dos EUA no mercado de exportação de soja e está colhendo uma safra volumosa.

Dados de vendas norte-americanas contribuíram para os ganhos. Segundo o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), exportadores relataram vendas de 108.860 toneladas de soja para o México. Do total, 65.316 toneladas são para entrega no ano comercial 2019/2020 e 43.544 toneladas, para 2020/2021. A expectativa de fraca demanda por causa da pandemia do novo coronavírus, combinada com o avanço da semeadura nos Estados Unidos, limitou a alta. O ritmo de plantio teria de diminuir significativamente para uma alta mais sustentada dos preços.