ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

27/Abr/2020

Biodiesel: redução na retirada mínima no 72º leilão

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) decidiu reduzir de 90% para 75% o compromisso de retirada mínima de biodiesel das usinas por parte dos distribuidores, atendendo ao pleito que resultou no adiamento do 72º leilão do produto de 9 para 15 de abril. O mesmo percentual foi estendido para a performance dos produtores.

O leilão foi realizado no dia 15 de abril, mas o resultado será divulgado somente após a homologação, no dia 30 de abril. O pedido para redução das retiradas mínimas do biocombustível se deveu à queda da demanda provocada pelo isolamento social, imposto pela pandemia do coronavírus, que reduziu o consumo de diesel no País na ordem de 20%.

O leilão teve por objetivo a compra de biodiesel adicional para assegurar o aumento da mistura de 11% para 12% no diesel a partir de 1º de maio deste ano. A previsão é de que seja acrescentado 1% a mais na mistura por ano, para atingir 15% em 2023. Com a queda do consumo de diesel, foi reduzida a necessidade de compra do biodiesel para mistura. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.