ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

08/Abr/2020

Incertezas sobre pandemia limitam altas da soja

Segundo o Itaú BBA, o espaço para altas significativas de preços da soja na Bolsa de Chicago é limitado. O motivo são as incertezas sobre a intensidade e duração dos efeitos sobre a economia da pandemia do novo coronavírus. Esse ambiente mais nebuloso tende a se sobrepor aos sinais de um balanço global menos folgado, que é resultado da revisão para baixo da safra 2019/2020 na América do Sul e também da intenção de crescimento menor que a esperada da área plantada na próxima safra norte-americana.

Todavia, um aumento da importação global para formação de estoques diante dos riscos de rupturas logísticas pode impulsionar a soja no curto prazo. Uma piora do clima nos Estados Unidos ou dificuldades de obtenção de insumos no país também podem dar sustentação às cotações da oleaginosa. No Brasil, os preços tendem a continuar favorecidos por um Real mais fraco, o que deixa o produto local ainda mais competitivo.

Embora a perspectiva ainda seja de crescimento da demanda doméstica, a taxa desse aumento pode ser revista para baixo devido à desaceleração da economia, que pode afetar o aumento da produção de proteína animal e da procura por biodiesel. Isso pode abrir espaço para alguma redução dos prêmios nos portos e prejudicar os preços. Contudo, as relações de troca para a safra 2020/2021 continuam bastante atrativas. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.