ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

20/Mar/2020

Futuro de soja em alta com fechamento de portos

Os futuros de soja negociados na Bolsa de Chicago fecharam em alta expressiva nesta quinta-feira (19/03), com temores de que a desaceleração das operações portuárias na Argentina resulte em menor oferta de farelo. Terminais portuários na província de Santa Fé devem paralisar atividades até o início de abril. A Argentina é grande exportadora de soja processada e esse fechamento impacta na logística de exportação daquele país.

O vencimento março da oleaginosa ganhou 17,75 cents (2,15%) e fechou a US$ 8,43 por bushel. O farelo avançou 3,55%. A partir desta quinta-feira (19/03), os cinco portos de cereais do município de Timbúes, ao sul da província de Santa Fé, vão suspender as atividades como medida de prevenção contra o coronavírus. De acordo com o Clarín, as empresas Cofco, Dreyfus, Renova, AGD e ACA possuem terminais na região. Dados de vendas externas norte-americanas vieram dentro da expectativa do mercado.

Segundo o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), exportadores venderam 631.600 toneladas de soja da safra 2019/2020, já descontados os cancelamentos, na semana encerrada em 12 de março. O volume representa alta significativa ante a semana anterior e de 71% em relação à média das quatro semanas anteriores. Para a safra 2020/2021, foram vendidas 69.600 toneladas. A notícia de que a China não registrou novos casos de infecção por coronavírus pela primeira vez desde o início do surto também animou traders.