ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

19/Mar/2020

Futuros em alta com possíveis compras da China

Os futuros de soja negociados na Bolsa de Chicago fecharam em leve alta nesta quarta-feira (18/03), com a expectativa de demanda chinesa pelo grão produzido nos Estados Unidos. Há relatos de que a chinesa Sinograin estaria apurando preço de soja para embarque no Noroeste Pacífico da América do Norte. O vencimento maio ganhou 1,25 cent (0,15%) e fechou a US$ 8,25 por bushel.

Também está no radar de investidores uma possível paralisação de estivadores no Porto de Santos (SP), diante da propagação do coronavírus. A Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec) afirmou que, por enquanto, isso não afeta o escoamento de grãos, tendo maior efeito sobre cargas de contêineres.

A Santos Port Authority (SPA) afirmou que está trabalhando em conjunto com a comunidade portuária para garantir o pleno funcionamento do Porto de Santos, respeitando as determinações das autoridades d saúde. Os embarques de grãos no País prosseguem normalmente, e os de soja devem superar 13 milhões de toneladas em março.

Se a situação no Brasil se agravar, as operações nos portos do País podem ser afetadas e isso pode levar importadores a redirecionar suas compras para os Estados Unidos. Os ganhos da soja foram limitados pelo fortalecimento do dólar ante o Real, que tende a estimular as vendas externas brasileiras. O Brasil é o principal concorrente dos Estados Unidos no mercado de exportação da oleaginosa e deve colher uma safra recorde em 2019/2020.