ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

16/Mar/2020

Futuros recuam com preocupação sobre demanda

Os futuros de soja negociados na Bolsa de Chicago fecharam em baixa na sexta-feira (13/03). Os preços abriram em alta de mais de 1%, acompanhando a recuperação dos mercados acionários, mas reverteram os ganhos diante do possível impacto da pandemia de coronavírus sobre a demanda global. O vencimento março da oleaginosa caiu 10,75 cents (1,25%) e fechou a US$ 8,48 por bushel.

Entre os dias 9 e 11 de março, exportadores relataram ao Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) vendas totais de 440 mil toneladas de soja para destinos não revelados. Muitos acreditam que essas vendas tenham sido para a China. Nos dias 12 e 13 de março, não houve novos anúncios. Agora, há rumores de uma possível desaceleração do esmagamento de soja na China, muito provavelmente porque a atividade econômica vai ter uma recuperação lenta após boa parte do país ter sido efetivamente fechada.

Dados semanais mostraram fracas vendas externas norte-americanas. Segundo o USDA, exportadores venderam 303 mil toneladas de soja da safra 2019/2020 na semana encerrada no dia 5 de março, o menor volume do ano comercial até agora. O fortalecimento do dólar ante o Real, que tende a estimular as exportações brasileiras da commodity, também pesou sobre as cotações.